A            palavra odù vem da língua yorubá e significa "destino".            Portanto, odù é o destino de cada pessoa.         
O            destino é, na verdade, a regra determinada a cada pessoa por            Olodumaré para se cumprir no àiyé, o que muitos            chamam de missão. Esta "missão" nada mais é            do que o odù que já vem impresso no ìpònrí            de cada um, constituído numa sucessão de fatos, enquanto            durar a vida do emi-okán ou espírito encarnado na terra.
Enquanto            a criança ainda não nascer, ou seja, enquanto ela permanecer            na barriga de sua mãe, o odù ou destino desta criança            ficará momentaneamente alojado na placenta e só se revelará            no dia do nascimento da criança.
Cada            odù ou destino está ligado a um ou mais orixá.            Este orixá que rege o odù de uma pessoa influenciará            muito durante toda a vida dela. Mas, nem por isso ele será obrigatoriamente            o orixá-ori, ou "o pai de cabeça" daquela pessoa,            ou seja, o orixá-ori independe do odù da pessoa. Vejamos            um exemplo: um omon-orixá de Yansã que tenha no seu destino            a regência do odù ofun (que é ligado à Oxalá),            essa pessoa terá todas as características dos filhos de            Yansã: independentes, autoritários, audaciosos. Mas, sofrerá            as influências diretas do odù ofun, trazendo portanto para            este filho de Yansã, lentidão em certos momentos da vida.            Situação esta desagradável para os filhos de Yansã,            que tem a rapidez como marca registrada.
Os            odùs ou destinos são um segmento de tudo que é            predestinação que existe no universo, conseqüentemente,            de todas as pessoas.
Os            odùs, além de serem a individualidade de cada um, também            são energias de inteligências superiores que geraram o            "Grande Boom", a explosão acontecida a milhares de            anos no espaço que criou tudo.
Dentro            de um contexto específico(pessoal ou social) em nosso planeta            esses odùs podem seguir um caminho evolutivo ou involutivo, por            exemplo: existe um odù denominado de odi. Foi Odi que em disfunção            gerou as doenças venéreas e outras doenças resultantes            de excessos e deturpações sexuais. Traz em sua trajetória            involutiva a perversão sexual e é ainda através            desse lado involutivo de odi que acontece a perda da virgindade e a            imoralidade.
Porém,            como expliquei, existe o lado evolutivo e o próprio odù            odi citado aqui em nosso exemplo possui características boas            e marcantes como: caráter forte e firme e tendência a liderança.
Na            verdade, são os odùs que governariam tudo que está            ligado a vida em todos os sentidos.
Abaixo,            relaciono os 16 (dezesseis) principais odùs e seus orixás            correspondentes:
ODÙ  |              ORIXÁ  |            
| 1.Òkànràn | Exu | 
| 2.Éji Òkò | Ogun e Ibeji | 
| 3.Étà Ògúndá | Obaluaiye e ainda Ogun | 
| 4.Ìròsùn | Yemanjá | 
| 5.Òsé | Oxum | 
| 6.Òbàrà | Oxossy, Xangô, Yansã e Logun-Edé | 
| 7.Òdì | Exu, Omolu | 
| 8.Éjì Onílè | Oxaguian | 
| 9.Òsá | Yemanjá e Yansã | 
| 10.Òfún | Oxalá | 
| 11.Òwórín | Yansã e Exu | 
| 12.Èjìlá Seborà | Xangô | 
| 13.Éjì Ológbon | Nanã | 
| 14.Ìka | Oxumarê | 
| 15.Ogbègúndá | Obá e Ewa | 
| 16.Àlàáfia | Orunmilá | 
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